domingo, 8 de agosto de 2021

Grand Chase Classic Vale a Pena?

    Fala pessoal! Desta vez não venho trazer um desenho, mas sim uma análise do jogo Grand Chase Classic que acabou de retornar depois de 6 anos do seu fechamento em 2015, para expressar as minha opinião sobre o jogo e então responder a pergunta: "Será que o Grand Chase ainda vale a pena?". Primeiramente é importante dizer que o Grand Chase (GC) em seus primórdios era um jogo bastante inovador, especialmente por apresentar um estilo de batalha entre os jogadores (PvP's) único, ao qual eu ouso afirma, foi o seu principal diferencial entre os jogos da sua época, pois a quantidade de missões se limitavam a conquista de fragmentos dos mapas para realização de Cazeaje, que sim, era uma missão incrivelmente bem feita e desafiadora. Com o passar dos anos diversas novidades foram sendo adicionadas ao Grand Chase, como: personagens, missões, a polêmica árvore de talentos, inúmeros acessórios, entre muitas outras coisas. 
    Tendo isso em mente vamos partir para o Grand Chase Classic, bom o jogo em si mantém basicamente a sua estrutura vista na época do seu fechamento, o que para a questão nostálgica é excelente, uma vez que para os jogadores antigos são justamente esses pequenos detalhes que tornavam esse jogo algo único, no entanto, ao se pensar no mercado e considerando que o público antigo do GC envelheceu pode ser algo temerário para o mesmo, uma vez que os jogadores antigos lembram da forma repentina do seu fechamento e possivelmente não estarão disposto a investir dinheiro nesse jogo novamente, considerando que o mesmo não passa credibilidade com os seus usuários, portanto caberia atrair uma base nova de fãs para o jogo, que talvez estariam dispostos a gastar dinheiro com ele. O segundo ponto bastante, problemático para o jogo é a sua quantidade excessiva de hackers e bugs, como: travamento do PvP em fases na qual os jogadores podem cair (tornando impossível a finalização da partida a menos que os jogadores que morreram e continuam com a vida saiam), o bug dos mascotes e acessórios desaparecendo das partidas mesmo estando equipados, o agarrão da Elesis Justiceira derrubando os jogadores direto nas mesmas fases que caem estando no centro da plataforma e mais recentemente aconteceu um bug no qual dois dos jogadores sumiram da partida e retornaram apenas a morte de um dos jogadores que ainda estavam na batalha, ao meu ver os desenvolvedores desse retorno do GC se preocuparam estritamente com as missões, deixando de lado muitos erros nas batalhas, e com relação aos hackers nem preciso dizer nada. O terceiro erro nesse retorno do GC é a ausência de coisas que já existiam, afinal qual o motivo de omitir personagens e continentes que já haviam na sua versão anterior, em relação aos personagens e conhecendo o Grand Chase e a empresa que o administra é provável que seja para lucrar com a compra de personagens via cash (ou VP), mas como mencionado no primeiro erro, contar que jogadores antigos que vivenciaram o descaso da empresa voltem a gastar dinheiro com a mesma, seja um verdadeiro equivoco. Por fim, o erro mais grave de todos, uma UX (experiência do usuário) datada, bom como mencionado o Grand Chase não é um jogo novo, seu lançamento ocorreu em 2003, para ser mais preciso, e mesmo com os avanços das suas mecânicas em cada temporada, o mesmo apresenta uma UX extremamente obsoleta, por exemplo, uma coisa básica nos jogos atuais é a capacidade do jogador abrir e fechar telas com atalhos rápidos do teclado, sem necessariamente ter que fechar clicando no botão x da tela (o que não funciona para todas as telas abertas durante o jogo), outro bom exemplo seria a adição da automação do fortalecimento de itens, sem ter que pressionar o botão cada vez que você pretenda fortalecer o seu item. 
    Conclusão, o jogo apresenta inúmeros problemas, dos quais muitos só se replicaram desde o seu fechamento em 2015 e em alguns casos se agravaram, embora seja um jogo bastante nostálgico e querido pelos fãs antigos, imaginar que o mesmo irá se sustentar por um longo período de tempo unicamente na base desse ideal é sentenciar o jogo a repetir o mesmo caminho do seu fim. Logo para matar a saudade e jogar de modo casual, especialmente PvP's (que é o meu estilo favorito do jogo), é um jogo nostálgico que agrada aos velhos jogadores, mas que não traz nada de novo, ao contrário retira fatores que já estavam estabelecidos na sua versão anterior e que rapidamente podem se tornar repetitivos, e que dificilmente irá prender uma nova geração de jogadores como um dia o mesmo foi capaz de fazer.
"Espero que não leve para o lado pessoal."
 

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